segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Visita ao Centro de Observação e Interpretação das Furnas e Observatório Microbiano (OMIC) - Parte I

    No passado dia 28 de outubro, realizou-se uma visita de estudo ao Centro de Observação e Interpretação das Furnas e ao Observatório Microbiano dos Açores (OMIC). Esta visita foi organizada pelo Programa Eco Escolas, em colaboração com o Departamento de Ciências da Natureza, representado pela professora Helena Amaral e com o apoio da Coordenadora dos Diretores de Turma, professora Cecília Alvernaz que nos acompanhou e com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada que tão gentilmente nos cedeu o autocarro para o transporte.

  

  As turmas escolhidas foram o 5.º7, acompanhada pelo diretor de turma e coordenador do programa Eco Escolas, professor Daniel Martins e pela professora Lúcia Silva, também coordenadora deste programa, sendo que a turma do 6.º1 segui com a companhia da sua diretora de turma, a professora Helena Amaral e a professora Cecília Alvernaz.
    A saída fez-se pela manhã logo cedo, para aproveitar bem o tempo. Infelizmente, não tivemos sorte com o clima e apanhamos bastante chuva e frio, um pouco como está no dia de hoje em que este artigo é escrito. Apesar do mau tempo, toda a gente se divertiu!
 

    Chegados ao Centro de Observação e Interpretação das Furnas, os nossos alunos começaram por esticar as pernas depois da viagem e lanchar um pouco, enquanto se preparava a visita, aproveitando para isso as magnificas instalações, muito bonitas e bem arranjadas!
    De salientar a extrema simpatia das funcionárias no local!


    Começando pela primeira sala, os alunos puderam apreciar uma exposição com plantas endógenas e amostras das madeiras que se podem obter e alguns aquários que mostram alguns peixes e crustáceos de habitats locais. Os alunos apreciaram imenso esta exposição, com especial destaque para o imenso painel interativo com o mapa e uma apresentação multimédia do Parque Natural das Furnas.



     Na segunda sala, os alunos foram surpreendidos com um vídeo que falava não só sobre a parte natural das furnas como também sobre as suas gentes, pois vários habitantes locais falavam sobre a sua querida terra. Alguns deles eram velhos conhecidos nossos e foi bom revê-los, se bem que em vídeo.


    Após uma curta viagem de autocarro, Chegamos à zona das caldeiras das Furnas, onde se encontra o Observatório Microbiano (OMIC). Construído numa antiga casa de banhos termais o pequeno mas bem apetrechado OMIC fez as delícias dos nosso alunos!´


    Lá, estes puderam  aprender muito sobre os microrganismos que nos rodeiam e a sua importância e impacto para a nossa vida, observando os seus efeitos.
    No final, para surpresa de todos, fomos brindados com um magnifico refresco de frutas, feito com a agua gaseificada natural das Furnas, como se costuma dizer «soube-nos pela vida!».


   Já no regresso a casa, ainda fizemos um piquenique debaixo de uma pequena tempestade, nada de perigoso, antes pelo contrário, foi muito divertido mas isso fica para outro dia!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pilhão vai à escola 2015-16

Hoje temos uma publicação curta. Curta mas importante!
Como já devem ter reparado, já recebemos pilhões novos para a nossa escola e já estão no seu lugar, o que significa que a campanha «O Pilhão Vai à Escola 20015-16» já está em vigor.




Lembram-se do sucesso que foi o ano passado?
Então, vamos lá começar a trazer as pilhas usadas que estão lá por casa e vamos lá tentar bater o recorde do ano anterior!







Aceitam o desafio?

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Ainda os frutos do trabalho do ano passado


Antes mesmo de lançarmos oficialmente o programa de recolha de pilhas «O Pilhão vai à Escola 20015-16», convém lembrar o que foi feito o ano passado e os frutos que deu.
Assim, a nossa escola estabeleceu uma nova marca ao recolher 12 pilhões tamanho M, cada um comportando cerca de 7kg de pilhas, o que soma um total de 84kg de pilhas recolhidas!







Nada mal, não?
Com todo este esforço da comunidade educativa, a escola foi premiada com um radio leitor de CD MP3, oferta da Equiambi, entidade gestora do projeto.






 Além disso, conseguimos vários pontos para a nossa escola que podem ser trocados por material escolar e mais! Ainda ajudamos o Instituto Português de Oncologia a receber material pois os quilogramas de pilhas recolhidas pela escola, contaram também para o programa de ajuda ao IPO!







Digam lá se isto não é um grande incentivo para que este ano consigamos ainda melhores resultados?
A campanha já está iniciada, vamos lá trazer as pilhas!
E nosso muito obrigado a todos os que contribuíram no ano letivo anterior!

sábado, 31 de outubro de 2015

Ano Novo, Vida Nova

Então depois das muito merecidas férias de Verão e de umas semanas para lançar o ano lectivo, aqui estamos nós de volta e desta vez com uma equipa nova!
Como sabemos, todos os anos há mobilidade no corpo docente e devido a isso a nova equipa de coordenação do programa Eco Escolas da EBI Canto da Maia para o ano lectivo de 2015-16 é este ano constituída de novo pelo professor Daniel Martins, de Educação Visual e Tecnológica e pela recém chegada professora Lúcia Silva que aceitou o desafio de ajudar a coordenar o programa na nossa escola.
Por hoje, estamos só com as apresentações mas posso já dizer que neste mês e meio de aulas já temos muitas novidades relativas ao Programa Eco Escolas e que iremos apresentar nos próximos dias,
Sem mais delongas, votos de um bom Eco Ano!



segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O nosso hino

   Agora que estamos a terminar o ano lectivo e que até já fizemos a auditoria para atribuição do galardão da bandeira verde para o próximo ano, é tempo de recordar.
   E que melhor para recordar do que aquele belo dia em que hasteamos a bandeira da Eco Escolas?
  A professora Paula Campos de Educação Musical ensaiou um belo hino com os seus alunos, convidamos a junta de freguesia de S. José, a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Ecoteca de Ponta Delgada e toda a escola veio para assistir a este belo momento.
   Cumulativamente, fizemos deste dia o nosso dia «Eco Escolas» para dar a conhecer este projeto a toda a comunidade, em especial aos novos alunos.    Sem mais delongas, vos deixo com o vídeo do hino, que espero seja do vosso agrado!






segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Eco Código 2014

    Uma das últimas atividades desenvolvidas pelos nossos alunos no âmbito do programa Eco-Escolas foi a criação do Eco Código da Escola, desenhado pelos alunos do 5.º10 nas aulas de EVT com a sua professora e diretora de turma, a professora Isabel e por mim, que também sou professor de EVT da turma.
    Quanto ao texto, este foi trabalhado pela professora Cátia, nas suas aulas de Português.
Caso alguém não saiba o que é  Eco Código, este é um dos sete passos do programa Eco Escolas e é um documento muito importante. Elaborado pelos alunos e que serve ao mesmo tempo de mote/declaração de intenções da comunidade escolar quanto ao que pretende fazer no âmbito deste programa e forma de motivar os alunos e restantes membros da comunidade escolar para respeitar o meio ambiente.
     Sendo que a criação do Eco Código é sempre um dos últimos passos a dar, este será utilizado maioritariamente no próximo ano letivo. É um trabalho que se quer continuado no tempo!
     Ora, sem mais demoras, deixo-vos aqui o cartaz com Eco Código da nossa escola elaborado neste ano letivo.
      Espero que gostem!





quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mete uma rolha.....aqui no rolhão!

     Esta é uma daquelas missões que surge assim sem se contar mas onde se criam novas amizades e cooperação a nível institucional e pessoal.
     Aquando da visita da Dr. Susana Medeiros da INSCO à nossa biblioteca, ela desafiou-nos para fazermos a recolha de rolhas usadas para reciclagem na INSCO.





     Ora, esta atividade não estava prevista por nós e o tempo era escasso mas como a senhora foi tão simpática e até nos ajudou, não só na ação de formação como colaborando na nossa campanha de recolha de pilhas usadas fornecendo mini-pilhões aos alunos, decidimos colaborar.
      Os alunos do 5.°14 lá meteram mãos à obra e assim de improviso, recolhetam este montão de pilhas!


 

 
     Foi uma coisa simples, sem meses de planeamento, apenas de improviso mas que foi possível porque estes meninos e meninas do 5.°14, podem não ter as melhores notas da escola mas são muito bons rapazes e raparigas!
      Bom trabalho pessoal!



quarta-feira, 10 de junho de 2015

O antes e o depois, parte II

   Então, e estão curiosos de ver como ficaram os nossos jardins e pátios interiores depois da grande limpeza que o Sr. André e o sr. Ricardo fizeram?
    É bom que estejam, pois deu trabalho e o resultado é cinco estrelas!











   Até parecem outros, os nossos espaços: nem uma erva daninha, nada de papéis, tudo arrumado, ou seja, um brinco!



  

    Quase parece que temos uma escola renovada! Não temos mas até parece!

 


  

Bem, hoje não me vou alongar muito pois é feriado e deixo-vos aqui as fotos do resultado desta muito necessária intervenção.
   Espero que gostem e um bom dia de Camões para todos!










segunda-feira, 8 de junho de 2015

O antes e o depois, parte I

Pois é, já todos vimos a trabalheira que deu arranjar os jardins da nossa escola e todos estamos a apreciar os novos espaços verdes mas ainda faltou uma coisa:
Mostrar como é que estava tudo antes da intervenção!



 



Sim, não nos podemos esquecer que temos leitores do nosso blog, que não são frequentadores da nossa escola.
Como podemos ver, os jardins e pátios interiores já não eram arranjados à muito tempo





 Muitas folhas caídas, muita planta envelhecida, muitas ervas daninhas e a terra a precisar de ser renovada.







Parecendo que não, foram precisas muitas horas de trabalho para ficar todo pronto para receber as novas plantações! Felizmente que os nossos auxiliares Sr. André e Sr. Ricardo, trataram de tudo!







Na próxima publicação, vamos mostrar como tudo ficou depois de todo este trabalho. Deu muito trabalho  mas posso já adiantar que valeu bem a pena!


















Obrigado a todos os envolvidos e em breve mostrarei como ficou o resultado final!

terça-feira, 2 de junho de 2015

Renovar os jardins, dar nova vida à escola!

   Na passada quarta feira, dia vinte de maio, a nossa escola recebeu a visita dos simpáticos técnicos da SRAM - Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.




   O sr. Hugo, técnico responsável, veio com um grupo de estagiários da SRAM, incluindo a simpática Jéssica, que até já havia sido minha aluna na escola das Furnas e em conjunto com alguns dos nossos alunos do 5.º6, 5.º13 e 5.º14  rapidamente renovaram os jardins interiores e floreiras da nossa escola.
   Com as plantas que sobraram, alguns alunos do 6.°13 completaram o plantio na semana seguinte. Um agradecimento especial ao Rodrigo!






   A Ecoteca de Ponta Delgada e a SRAM forneceram ervas aromáticas como poejo, alecrim, hortelã-pimenta, hortelá-chocolate, estragão, tomilho  e outras e a Câmara Municipal forneceu o composto necessário para adubar as terras.






   Mas não foram plantadas apenas ervas! Também recebemos umas belas camélias para colocar nos jardins exteriores.
   Antes de se começar o plantio, já os nossos funcionarios, sr. André e sr. Ricardo tinham limpo todos os jardins e patios interiores e as nossas funcionárias fizeram o inventário das salas que precisavam de ser intervencionadas. Um agradecimento à nossa dona Anita que teve que alterar todas as escalas de serviço dos auxiliares para que tal fosse possível!






   Assim, no  dia marcado, o sr. Hugo retirou as plantas mortas de todas as floreiras, cavou e mexeu a terra e colocou o composto, enquanto as suas estagiárias e os nossos aterefados alunos plantaram as novas e regaram tudo!






   O prazo era apertado pois na manhã desse dia e no seguinte havia exames nacionais e as salas tinham que ficar impecáveis mas com muita azáfama e algum cuidado, lá conseguimos acabar.... ou quase!






   Felizmente que o nosso sempre prestável auxiliar da escola, o sr. Ricardo, consegui dar uma ajudinha e com grande esforço lá arranjo tempo para nos plantar as camélias que faltavam!
No fim, todos ficaram contentes com o resultado obtido e esperamos que os alunos apreciem os novos jardins e cuidem deles.






   É preciso não esquecer de regar mas para isso, ainda vamos colocar uns cartazes na sala, para que ninguém se esqueça. Mas isso já será outra história!






Esperemos que gostem e façam bom proveito dos novos espaços verdes! 

sábado, 23 de maio de 2015

Boas práticas ambientais


   Na passada sexta feira, dia 15 de Maio recebemos na biblioteca da nossa escola (Biblioteca Emanuel Jorge Botelho) a visita da simpática doutora Susana Medeiros e da sua equipa para nos oferecer formação sobre gestão de residuos, desperdício ambiental, reciclagem e poupança de água e energia.

   O Convite para esta formação partiu da equipa responsável pela nossa Biblioteca e foi oferecida pela INSCO, Insular de Hipermercados, SA.
   Nesta formação, as turmas do 5.º3, 5.º10, 5.º14 e 6.º2 poderam aprender mais sobre esta matéria e foram sensibilizados para a importancia desta temática.

   O momento foi aproveitado por um dos coordenadores do programa Eco Escolas para relembrar  a todos que está a decorrer a campanha «O Pilhão vai à Escola», e a recolha de pilhas usadas a favor do Instituto Português de Oncologia, em que a escola recolhe pilhas usadas, que serão reencaminhadas para a sociedade gestora de resíduos ambientais EcoPilhas e em troca, a escola poderá receber material escolar e o Instituto Português de Oncologia receberá um donativo. Esta notícia foi muito bem acolhida por todos os presentes, tendo a doutora Susana Medeiros decidido colaborar, oferecendo aos alunos mini pilhões, em nome da INSCO, para que estes possam juntar as pilhas em casa e transportar as mesmas para a escola.
Como forma de agradecer o gesto, o projeto Eco Escolas decidiu participar também na campanha de recolha de rolhas usadas para reciclar, que está a ser organizada pela INSCO. Os meninos do 5.º14, com o apoio da porfessora de EVT Maria José Gomes já meteram mãos à obra e já reuniram muitas rolhas que depois serão encaminhadas para a INSCO pelo professor de EVT e coordenador do programa Eco Escolas, Daniel Martins.


   No final, todos ficarm contentes com a atribuição de pequenas lembranças, na forma de livros informativos sobre boas práticas ambientais, os mini pilhões e mini rolhinhas para recolha das mesmas e três alunos foram contemplados com uma bela prenda: um livro sobre agricultura em casa!

   Agora, não se esqueçam de por em prática o que aprenderam, pois nunca nos devemos esquecer que a mudança começa por nós!
 

   Resta-nos apenas agradecer a colaboração dos professores interveninentes, da equipa da biblioteca Emanuel Jorge Botelho e a doutora Susana Medeiras e sua equipa e todo o apoio e as ofertas feitas pela INSCO.
   Esperamos que esta colaboração se repita muito mais vezes!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Bem vindos ao nosso Blog!



   Ora muito bem vindos ao blogue do projeto Eco Escola da EBI Canto da Maia!
Como sabem, este ano arrancamos um pouco mais tarde do que o normal e devido à necessidade de tratar de outros projetos mais urgentes, ainda não nos tinha sido possível arrancar com o blogue e dar a conhecer a toda a comunidade as ações que temos desenvolvido na nossa EBI.
   No entanto, não queríamos deixar terminar o ano sem iniciar esta aventura que é o blogue e vos dar a conhecer algumas das nossas atividades.
   Sendo assim, mãos à obra que temos muito para vos mostrar!
Aproveito para pedir a todos que divulguem esta página!